Quinta, 02 de Dezembro de 2021
26°

Pancada de chuva

Itupiranga - PA

Economia Pronaf

Projetos de crédito beneficiam 17 agricultores de Marabá

Com apoio da Emater, assentados foram atendidos com a linha "A" do Pronaf

18/08/2020 às 13h31
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Foto: Ascom / Emater
Foto: Ascom / Emater

Somente no último mês de julho, 17 agricultores assistidos pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Marabá, no sudeste paraense, assinaram projetos de crédito via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na linha “A”, com valor de R$ 26.177,26 cada. A liberação do crédito está ocorrendo ao longo deste mês e todos são para investimento na pecuária leiteira, totalizando quase R$ 500 mil reais em projetos de créditos nesta modalidade.

Região News - Produção leiteira cai 71% e assentado troca gado por ...

Com financiamento pelo Banco da Amazônia, os beneficiários terão carência de três anos, com sete anos para amortizar a dívida e juros de 0,5% ao ano. Se a parcela for paga até o vencimento, o agricultor terá um abatimento de 40% sobre o saldo devedor. Todos os beneficiários do mês de julho são assentados da reforma agrária e se dividem entre as comunidades denominadas PA Talismã, Pedro Laurindo da Silva, Murajubae, Carajás e Tamboriu. 

Uma das beneficiadas é a agricultora Carmozina Jancem, assistida há apenas dois anos pela Emater. “Estou muito satisfeita com o projeto de crédito aprovado. Com o valor vou fazer cerca para delimitar minha área para abrigar meus gados e dividir uma área de pastagem. Estou ansiosa para começar a trabalhar. Agradeço a Emater pelo apoio e disposição na elaboração e aprovação do projeto”, disse. 

"Podemos afirmar que o Pronaf é o grande motor dos pequenos produtores rurais, segmento com significativa importância para o Brasil, já que gera sete em cada 10 empregos no campo e produz boa parte do alimento que chega a mesa do brasileiro. Com a assinatura dos projetos, os agricultores vão investir na produção da pecuária leiteira, sempre com a proposta de gerar emprego e renda”, afirma o técnico agrícola Aguiberto Rodrigues Alves, do escritório local de Marabá.

Projetos - Um dos públicos da linha “A” do Pronaf são agricultores assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), cujo investimento são para atividades agropecuárias e não agropecuárias. O Pronaf financia projetos individuais ou coletivos, com taxas de juros diferenciadas. O acesso ao programa começa com discussão sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção.

A ação de assinatura dos projetos de crédito contou com o apoio do técnico em agropecuária Richardson Mourão de Figueiredo e do engenheiro florestal Antônio Marçal, chefe do escritório local de Marabá. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias