Segunda, 23 de Novembro de 2020 14:05
94 99140 1505
Concursos Concurso PM/PC-PA

Estado abre as propostas técnicas das candidatas a organizadoras dos concursos da PM e da PC

Juntos, os dois certames vão oferecer o total de 3,9 mil vagas no serviço público estadual

21/08/2020 16h13
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Novo concurso público vai assegurar mais de 2,4 mil vagas para jovens interessados em ingressar na carreira policial militar
Novo concurso público vai assegurar mais de 2,4 mil vagas para jovens interessados em ingressar na carreira policial militar

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) iniciou, nesta quinta (20), a 2ª fase da Concorrência Nº 01 e 02/2019 das propostas, técnica e preço para a escolha da banca organizadora dos concursos das polícias Civil e Militar do Pará. Os dois certames oferecerão, no total, 3,9 mil vagas no serviço público estadual.

De acordo com Íris Miranda, presidente da Comissão de Licitação, após a abertura dos envelopes de Proposta Técnica e de preços das empresas habilitadas, os documentos foram rubricados pelos membros da Comissão e pelos representantes presentes.

O resultado da análise será publicado no Diário Oficial do Estado do Pará, nos termos do Edital de Concorrência Pública nº 001/2019, momento em que será aberto prazo para possíveis recursos por parte das demais empresas que concorreram e não foram selecionadas.

A sessão foi realizada na sede da Secretaria de Planejamento, na Travessa do Chaco, 2350, bairro do Marco, em Belém, e transmitida pelo canal oficial da Seplad no Instagram. A íntegra da ata da sessão encontra-se disponível no portal http://www.compraspara.pa.gov.br/.

A secretária adjunta de Modernização e Gestão Administrativa, Josynélia Raiol, antecipa que a expectativa é de que esse processo seja concluído no prazo mínimo de cinco dias. "Esta é a fase em que analisamos qual a melhor proposta e a mais viável para o Estado, e estamos unindo esforços para manter o ritmo acelerado. Queremos realizar os concursos ainda este ano", assegura.

A escolha da banca de um concurso é um dos momentos mais esperados pelos concurseiros, pois é a partir disso que eles direcionam a linha de estudo.

O comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Dilson Júnior, conta que a ansiedade toma conta também da própria corporação. "Aguardamos ansiosos pela definição que permitirá abrir mais de 2,4 mil vagas para jovens interessados em ingressar na carreira. Esperamos ter o edital publicado até o fim deste ano, para que em 2021 possamos qualificar e preparar os novos oficiais e praças que farão parte da PM". 

As expectativas também não são diferentes na PC. "Hoje temos um efetivo muito abaixo do esperado, fazendo com que muitos agentes tirem plantões extras e pessoas que trabalham em outras áreas acabam sendo deslocadas para reforçar as equipe. Para se ter uma ideia, na operação mais recente que fizemos, a Lua Nova, tivemos de pedir reforços do interior do Estado. Daí a enorme importância do concurso público. Sem contar que, todos os anos, um percentual considerável se aposenta. São duas instituições que precisam de reposição frequente", justifica a delegada responsável pela Academia de Polícia Civil, Karina Figueiredo.

Foto: Leandro Santana / Ascom PCPAMAIS CONCURSOS PÚBLICOS

O ingresso de pessoal no serviço público mediante concurso é priorizado pelo Governo do Pará. Desde o início da gestão, em 2019, já foram realizados quatro certames e nomeados mais de 3.200 novos servidores aprovados em outros oito concursos. 

A Seplad lançou no dia 14 deste mês de agosto, também, em Diário Oficial, o edital de licitação para a escolha da banca organizadora do concurso público da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O certame quer preencher o quantitativo de 1.646 vagas para o cargo de Agente Penitenciário.

As oportunidades serão para o nível médio, e as provas serão realizadas de forma descentralizada, pois além de Belém, ocorrerão também em Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.

Outros editais estão previstos para a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e Hospital Ophir Loyola; Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Universidade do Estado do Pará (Uepa).

NOMEAÇÕES

Em um ano e meio, o Governo do Estado já nomeou mais de 3.200 aprovados nos concursos da Seduc; Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev); Agência de Regulação e Controle dos Serviços do Pará (Arcon); Seap; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará); Secretaria de Estado de Comunicação (Secom); Seplad e Fundação Carlos Gomes. Foram 2.519 nomeados em 2019 e 671 em 2020.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Itupiranga - PA
Atualizado às 14h05 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

32° Sensação
3.2 km/h Vento
53.7% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias