Sábado, 16 de Outubro de 2021
34°

Pancada de chuva

Itupiranga - PA

Cidades Mutirão de Serviços

Estado proporciona acesso a serviços gratuitos à população de Vila Santa Fé, em Marabá

Pela segunda vez o município de Marabá, sudeste do Estado, é contemplado com o mutirão de serviços.

22/08/2020 às 10h54
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Foto: Agência Pará
Foto: Agência Pará

“Minha neta não dormiu direito de tão ansiosa para vir tirar o documento dela”, revelou dona Zélia Lima da Silva, de 55 anos, enquanto aguardava para emitir pela primeira vez a carteira de identidade de Tathyelle, de apenas 4 anos. A emissão do documento é um dos diversos serviços gratuitos ofertados na nesta sexta-feira (21) durante a ação cidadania realizada nas dependências da Escola Municipal Maria das Neves, na Vila Santa Fé, zona rural de Marabá. O serviço continuará no sábado, de 8h às 13h.

“Moramos no Bom Jardim da Voltinha, é 21 km daqui, mas viemos porque precisamos muito tirar o registro e para ir até Marabá acabamos gastando mais dinheiro com transporte e alimentação porque é bem mais longe”, comentou a aposentada que além de trazer a neta, veio acompanhada do filho, Ideilson Lima (30) e seu outro neto, de 5 anos. “Eu já passei por algumas situações constrangedoras por conta da minha identidade. As pessoas não aceitavam de tão velha que estava e me deu um alívio porque meu filho também conseguiu tirar”, comemorou o agricultor.

Pela segunda vez o município de Marabá, sudeste do Estado, é contemplado com o mutirão de serviços. Tanto os moradores da zona rural quanto de localidades vizinhas, foram beneficiados com a chegada da ação itinerante, que atendeu centenas de pessoas. “O governo do Estado cumpre o seu papel de facilitar o acesso da população aos benefícios, com a finalidade de promover a melhoria na qualidade de vida”, afirmou Nilson Lima, coordenador da ação.

Nascida e criada na Vila, Iraciene Moreira, 34 anos, foi até a escola, que fica próxima a sua residência, com um dos gêmeos recém-nascidos no colo, informar-se sobre a certidão de nascimento, já que ela precisa ter acesso aos benefícios que ajudam no orçamento da família. “Não tinha dado entrada no registro porque não podia deixar os bebês muito tempo sem mamar em casa e, graças a Deus, essa ação foi aqui perto. Deixei um dos gêmeos com minha filha mais velha e corri rapidinho aqui”, disse a doméstica, mãe de mais seis crianças.

Também são ofertados na ação serviços aconselhamento jurídico, encaminhamentos para emissão de 1ª via de certidão de nascimento, 2ª via de certidão de óbito, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, hepatites B e C e sífilis, distribuição de kits de higiene bucal, vacinas, consultas e medicação para quem está com sintomas da Covid-19.

Ação Cidadania - O programa é uma iniciativa do governo do Estado, executado por meio da Fundação ParáPaz com a parceria da Polícia Civil, Secretária de Saúde (Sespa), Defensoria Pública e Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Serviço: O mutirão de serviços continua neste sábado (22) de 8h às 13h na Escola Municipal Maria das Neves, localizada na Vila Santa Fé, estrada do Rio Preto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias