Domingo, 25 de Outubro de 2020 10:10
94 99140 1505
Política Fiscalização

Ministério Público lança campanha “De olho no voto”

Botão de denúncias eleitorais fornece ao cidadão uma ferramenta para fiscalização de irregularidades

30/09/2020 07h32
Por: Redação Fonte: MPPA
Foto: MPPA
Foto: MPPA

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) lançou na quinta-feira (24) a campanha “De olho no voto” cujo objetivo é estimular o eleitor paraense a fiscalizar as eleições em 2020. O pleito deste ano elegerá os prefeitos e vereadores de todos os municípios do Estado. O Pará ter cerca de 5 milhões e 700 mil eleitores aptos a votar.

É papel do MPE fiscalizar o processo como um todo, assegurando que cada cidadão vote livremente e que todos os candidatos e partidos políticos tenham igualdade de condições na disputa.

A campanha “De Olho no Voto” orienta o eleitor paraense sobre o papel do prefeito e do vereador, esclarece o papel do Ministério Público Eleitoral (MPE) no processo eleitoral, orienta sobre as vedações e canais de atendimento ao eleitor e chama atenção para os perigos da disseminação de notícias falsas, as chamadas “fake news”.

Os materiais produzidos para a campanha incluem vídeos, spots para rádios, cards para redes sociais e aplicativos de mensagens.

Clique aqui para acessar as peças da campanha

Dessa forma, será elaborada uma campanha com o objetivo de divulgar as ações de cunho eleitoral do MPPA para a sociedade paraense. Além de ser uma campanha de cunho educativo para contribuir com um voto mais consciente.

Canais de denúncia do MP Eleitoral

Desde o dia 28 de setembro o site do Ministério Público do Estado tornou-se um dos principais canais para receber denúncias eleitorais. Com o lançamento de um botão para denúncias eleitorais, os fatos narrados pelos cidadãos são imediatamente encaminhados para os integrantes do Ministério Público Eleitoral. Acessando o botão de denúncia eleitoral, o cidadão colabora com a fiscalização das irregularidades que ocorrerem nas eleições 2020.

A denúncias recebida é encaminhada ao Promotor Eleitoral que atua na Zona onde ocorreu o fato.

Para acessar o canal virtual de denúncia do MP Eleitoral o eleitor precisa entrar no site do Ministério Público do Pará (www.mppa.mp.br). No canto inferior direito da tela ele encontra o link “Atendimento ao Cidadão”, onde terá acesso a uma Ficha de Atendimento Eleitoral que irá preencher para registrar a denúncia. Ao preencher a ficha de atendimento, o denunciante tem a opção de fazer a denúncia de forma pública, sigilosa ou anônima.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias