Terça, 19 de Janeiro de 2021 07:47
94 99140 1505
Saúde Vacina COVID-19

Governador Helder Barbalho assina Protocolo de Intenção de Compra da vacina CORONAVAC

Confira!

10/12/2020 19h55 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Governador Helder Barbalho assinou hoje, 10, o protocolo de intenção de compra da nova vacina CORONAVAC, porém, ressalta que, a vacinação no estado só virá acontecer após aprovação da ANVISA e caso haja lentidão na disponibilidade de um plano de vacinação do governo federal.

Lembrando que o governador esteve em Brasilia na última terã-feira e participaou de uma reunião técnica com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores do país, para discutir sobre o Plano Nacional de Imunização contra o novo coronavírus. Durante o encontro, o ministro afirmou que a União vai comprar todas as vacinas registradas e liberadas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com previsão de início da vacinação para o próximo mês de fevereiro.

Acompanhe a fala do governador sobre a vacina contra o novo corona vírus desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Fonte: https://www.facebook.com/HelderBarbalho

 

Em evento para prefeitos eleitos, Governo do Pará firma protocolos para aquisição de vacinas contra Covid-19

O governador Helder Barbalho também anunciou, na abertura do Seminário Novos Gestores 2021, o planejamento inicial para imunizar a população

O governador Helder Barbalho mostra os documentos assinados, ao lado do secretário de Saúde Pública, Rômulo RodovalhoFoto: Jader Paes / Agência ParáO governador Helder Barbalho participou, na noite desta quinta-feira (10), da solenidade de abertura do Seminário Novos Gestores 2021, no Theatro da Paz, em Belém. Voltado à capacitação de prefeitos eleitos e reeleitos, o evento contou com a presença de representantes de órgãos de controle e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na solenidade de abertura do evento, o governador deu mais um importante passo no combate à Covid-19 em território paraense, ao assinar dois protocolos de intenção com o Instituto Butantan e a aliança mundial Covax Facility para aquisição de vacinas contra o novo coronavírus.A solenidade de abertura do Seminário ocorreu no Theatro da PazFoto: Jader Paes / Agência Pará

Promovido pelo Governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), o Seminário Novos Gestores 2021 visa compartilhar com os gestores municipais estratégias de desenvolvimento em diversas áreas de atuação, como segurança pública, desenvolvimento econômico e sustentável das cidades, assistência social, educação, cidadania e saúde.

Em seu pronunciamento, o governador Helder Barbalho destacou a importância do municipalismo na resolução de conflitos comuns e no desenvolvimento socioeconômico das cidades, destacando a importância da harmonia institucional entre Estado e municípios. “Estamos absolutamente à disposição de vocês por estes três dias de evento, e também pelos próximos dois anos, para entregarmos um município melhor e um Estado mais justo”, afirmou.A assinatura dos protocolos marcou mais um importante passo no combate à Covid-19 no ParáFoto: Jader Paes / Agência Pará

O chefe do Executivo estadual compartilhou com os gestores municipais a estratégia de combate ao novo coronavírus, causador da Covid-19, abordando o processo de imunização após a aquisição de vacinas. Helder Barbalho afirmou que o Estado só vai adquirir vacinas registradas e liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Fizemos questão de deixar para este momento a assinatura dos protocolos com intenção de compras das vacinas por ter absoluta responsabilidade que o gestor público deve trabalhar com planejamento. Trabalhamos esperando e crendo que o governo federal haverá de liderar o Plano Nacional de Imunização. Porém, caso o governo federal não ofereça a vacinação ao tempo da urgência necessária, o Governo do Pará está com recursos assegurados para aquisição das vacinas para os paraenses”, garantiu.O governador Helder Barbalho ressaltou a responsabilidade do gestor público em trabalhar com planejamentoFoto: Jader Paes / Agência Pará

Grupos específicos - De acordo com o governador, dentro da estratégia estadual, a imunização será iniciada por grupos específicos, inicialmente, sendo destinadas 140 mil doses para profissionais da saúde; 50 mil doses para populações quilombolas e indígenas; 550 mil para pessoas acima de 60 anos e 25 mil doses para profissionais da área de segurança pública, que desenvolvem ações de alta exposição ao contágio.

O Seminário Novos Gestores 2021 visa compartilhar com os gestores municipais estratégias de desenvolvimentoFoto: Jader Paes / Agência Pará

“Caso realmente aconteça, precisaremos da parceria dos municípios para mobilização da sociedade, logística e armazenamento das vacinas. Isso é uma demonstração de como é importante o que fazemos hoje e, acima de tudo, o quanto é fundamental estarmos unidos em favor do Pará”, reiterou Helder Barbalho.

Foto: Jader Paes / Agência ParáO presidente da Famep e prefeito de Piçarra, Wagne Machado, ressaltou o compartilhamento de experiências no SeminárioParcerias futuras - O presidente da Famep e prefeito de Piçarra, Wagne Machado, ressaltou que o Seminário é importante para compartilhamento de experiências, informações estratégicas e possibilidades de convênios e parcerias com o governo do Estado. “Os desafios que nos esperam são enormes, mas é possível enfrentar com o apoio dos governos federal e estadual e orientação da Famep. Aqui vamos mostrar para eles as possibilidades de convênios e discutir o crescimento do Pará”, informou.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, é importante destacar a harmonia e independência entre os poderes constituídos. “Conclamamos na tarefa da paz e ordem em terras paraenses. Também solicitamos que olhem para os mais necessitados”, acrescentou.

A conselheira Mara Lúcia, eleita para presidir o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) no biênio 2021-2022, avaliou que o evento é uma oportunidade estratégica para os órgãos de controle oferecerem aos gestores orientações que previnam irregularidades. “Eles devem realizar uma gestão de efetividade e transparência. Temos até um lema: ‘orientar para não punir’. O Tribunal está de portas abertas e tem dialogado com os municípios para auxiliar na transição de governo”, informou.O presidente da Alepa e prefeito eleito de Ananindeua, Daniel Santos, ressaltou a possibilidade de aperfeiçoamento para os gestores municipaisFoto: Jader Paes / Agência Pará

O deputado estadual Daniel Barbosa Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e prefeito eleito de Ananindeua (município da Região Metropolitana de Belém), também ressaltou a importância do Seminário para os novos gestores. “É uma chance de se aperfeiçoar e importante para capacitar, garantir conhecimento e fazer aquilo que a sociedade espera de cada um de nós para desenvolver um bom trabalho”, declarou.

Serviço: O Seminário Novos Gestores 2021 continua nesta sexta-feira (11) e no sábado (12), com programação na Estação das Docas. (Fonte: Agência Pará)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias