Terça, 02 de Março de 2021 11:41
94 99140 1505
Cultura Lei Aldir Blanc

Secult oferece nova oportunidade de recursos da Lei Aldir Blanc a artistas paraenses

Os interessados devem ter cadastro no perfil do Mapa Cultural do Pará, a previsão de homologação do resultado final é 26 de fevereiro

21/01/2021 14h24
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Agentes culturais de todo o Estado que não se inscreveram em nenhum edital do inciso III da Lei Aldir Blanc ainda podem solicitar o benefício. Nesta quarta-feira (20), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou o edital de Multilinguagens, que vai redistribuir a sobra de recursos equivalentes a R$ 3.9 milhões para o auxílio de profissionais de linguagens e expressões culturais do Pará. As inscrições, totalmente gratuitas, estarão abertas até 03 de fevereiro de 2021, pelo site www.leialdirblanc.pa.gov.br.

No fomento ao setor, o edital prevê a premiação de 130 propostas culturais no valor de R$ 30 mil, sendo 39 para a Região de Integração do Guajará e 91 para as demais regiões. A iniciativa visa a promover o reconhecimento à criação, transmissão e difusão de práticas culturais, abrangendo 19 linguagens representadas no Comitê de Emergência Cultural do Estado: circo, dança, teatro, audiovisual, artes visuais, culturas afro-brasileiras, culturas indígenas, culturas populares, livro e leitura, cultura alimentar, música, artesanato, moda e design, cultura digital, patrimônio cultural material, patrimônio cultural imaterial, museus e memoriais de base comunitária, cultura urbana e periférica, pontos e pontões de cultura.

De acordo com o edital, serão aceitas as propostas que abranjam produção de mostras, festivais, exposições, eventos da economia criativa, circulação e formação técnica (presencial ou virtual), publicação de livros, elaboração e publicação de inventários culturais; atividades de fruição e formação de público em espaços culturais; e fomento de iniciativas que visem à memória e valorização da identidade cultural local e o reconhecimento e salvaguarda de práticas culturais de mestras e mestres, guardiãs e guardiões de cultura tradicional.

Para participar, os interessados já devem ter cadastro no perfil do Mapa Cultural do Pará. A previsão de homologação do resultado final é 26 de fevereiro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias