Terça, 11 de Maio de 2021 07:24
94 99140 1505
Geral Trânsito

Contran prorroga prazos para o exame toxicológico de renovação da habilitação

De acordo com a Deliberação Nº 222, condutores terão que regularizar a validação dos exames ao longo deste ano, sob pena de multa por infração gravíssima

29/04/2021 10h22
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Foto: Agência Pará
Foto: Agência Pará

Os condutores de veículos com habilitação nas categorias C, D e E terão novos prazos para realizar exame toxicológico. Em reunião realizada na terça-feira (27), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu um novo calendário escalonado, prorrogando os prazos de acordo com o mês da obtenção ou de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com a Deliberação Nº 222,  os motoristas terão que regularizar a validação do exame ao longo deste ano. 

O exame toxicológico é obrigatório e realizado por meio de clínicas credenciadas no Departamento de Trânsito do Estado (Detran). É voltado para condutores que atuam com atividade remunerada, cujas habilitações costumam vencer a cada dois anos e meio. Ocorre que, em decisão anterior, o Conselho havia determinado o prazo de 30 dias para que os condutores realizassem o novo exame, sob pena de serem penalizados com multa gravíssima, além de suspensão da CNH. O prazo era considerado curto, o que estava preocupando empresas e motoristas. 

Com a nova deliberação, até que seja inserida no sistema a informação contendo o resultado da análise, o laboratório credenciado deverá inserir no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), no prazo máximo de 24 horas, a informação com a data e a hora da realização da coleta da amostra. O exame toxicológico periódico poderá ser utilizado para renovação da CNH em até 90 dias após a data da coleta da amostra. 

A resolução também regulamenta o processo de autuação, notificação e aplicação da penalidade de multa referente às infrações cometidas por motoristas ou empresas que descumprirem os novos prazos. A partir de agora, fica determinado que a punição das infrações só se iniciará a partir de julho deste ano.  “Os condutores devem ficar atentos aos prazos definidos na tabela e ao prazo limite para realizar o exame”, explica o diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes.

Foto: Divulgação

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itupiranga - PA
Atualizado às 07h05 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 32°

20° Sensação
5.4 km/h Vento
78.1% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (12/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias