Quinta, 24 de Junho de 2021 07:02
94 99140 1505
Saúde Prevenção

Teste do Pezinho é essencial para identificar e tratar quatro doenças congênitas

No Dia Nacional, a Sespa ressalta a importância do Teste do Pezinho em recém-nascidos, oferecido gratuitamente na rede pública de saúde

07/06/2021 10h48
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

Neste domingo, quando é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho - 06 de junho - a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) aproveita a data para destacar a importância do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN/Teste do Pezinho), essencial para diagnosticar até quatro doenças congênitas em recém-nascidos.

Em 2019, o Pará realizou o exame em 104.309 crianças, e em 2020 totalizou 95.149. Uma queda que pode ser justificada pela pandemia de Covid-19, segundo a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo.A coleta de sangue precisa ser feita entre o 3º e 5º dia de vida do bebêFoto: Ascom / SESPA

“Durante a pandemia nós tivemos alguns problemas, uma série de dificuldades, que resultaram na diminuição do número de crianças que fizeram o teste em tempo hábil. Mas estamos com um percentual de 73% de nascidos vivos com teste em dia”, informou.

A coordenadora disse ainda que o Teste do Pezinho começou a ser realizado pelo Estado em 2001, e todos os postos de saúde dos municípios podem coletar as amostras de sangue. “A coleta precisa ser feita entre o 3º e 5º dia de vida, pois o exame também busca identificar uma doença relacionada com o metabolismo da proteína presente no leite. Logo em seguida, a amostra deve ser encaminhada para o Laboratório Central (Lacen-PA) o mais rápido possível. Lá são feitas as análises que podem  identificar Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias (que afetam a estrutura ou a produção das moléculas de hemoglobina), e Fibrose Cística”, ressaltou.A coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo, informa que todos os postos de saúde dos municípios podem fazer a coletaFoto: Ascom / SESPA

Até o final deste ano, o Pará também poderá diagnosticar Deficiência da Biotinidase (DB) e Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) pelo Teste do Pezinho.

Se houver alguma alteração no resultado do exame, o Lacen notifica a secretaria municipal de Saúde, que encaminha a criança ao Serviço de Referência em Triagem Neonatal na Uremia, em Belém, a fim de fazer mais exames para confirmar o diagnóstico e dar início ao tratamento, se necessário.

Causas e sintomas – O Hipotireoidismo Congênito é causado pela baixa produção ou mesmo a não produção dos hormônios da glândula tireoide pela criança, comprometendo seu crescimento e desenvolvimento físico e mental (provocando retardo), quando não tratada. 

A pessoa com Fenilcetonúria nasce sem a capacidade para quebrar adequadamente moléculas do aminoácido Fenilalanina. A doença é caracterizada pela diminuição ou ausência da enzima que transforma a Fenilalanina em Tirosina, ocasionando o acúmulo da Fenilalanina no organismo, lesionando o cérebro de forma irreversível.

A Doença Falciforme é caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e se empilham nos pequenos vasos, causando obstrução, ou rompem-se mais facilmente, causando anemia, quadros dolorosos e outros sintomas.

A Fibrose Cística ou Mucoviscidose se caracteriza pelo acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo.

Serviço: A Uremia fica na Avenida Alcindo Cacela, nº 1.421, esquina com a Avenida Governador José Malcher. Telefones (91) 3226-1931/3246-6126/3246-7692.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itupiranga - PA
Atualizado às 06h48 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 32°

20° Sensação
12.4 km/h Vento
80.4% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias