Quinta, 05 de Agosto de 2021 09:18
94 99140 1505
Especiais Meio Ambiente

Semas apreende 700 kg de pescado, armas e animais silvestres na região do Lago de Tucuruí

A operação abrangeu os municípios de Marabá, Tucuruí, Breu Branco, Nova Ipixuna e Itupiranga.

18/06/2021 16h21 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Foto: ideflorbio
Foto: ideflorbio

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) participou de uma operação de fiscalização, de 7 a 17 de junho, em municípios das Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí, no sudeste do estado. A iniciativa apreendeu 700 quilos de peixe fresco, animais silvestres, armas de fogo, e material proibido para caça e pesca.

A equipe da Diretoria de Fiscalização da Semas atuou em parceria com equipes do Ideflor-Bio, Polícia Militar, Secretarias Municipais e a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte). Além de impedir a prática de crimes ambientais, a ação de fiscalização objetivou garantir a preservação dos recursos naturais das Unidades de Conservação. Mais de 90% da economia da região é baseada na pesca comercial, o que torna o combate à pesca predatória vital às comunidades locais. 

Segundo Mônica Moreira, diretora de Fiscalização da Semas, foram promovidas ações de conscientizações entre a população local para entrega voluntária de animais silvestres. "A presença constante da fiscalização ambiental no em torno do lago de Tucuruí tem sido fundamental para a manutenção do estoque pesqueiro da região e também para a conscientização da população para a entrega voluntária de animais silvestres criados em cativeiro sem a devida autorização do órgão ambiental", afirmou a diretora.

Entre os animais silvestres resgatados, duas corujas suindaras, dois macacos-pregos, quatro papagaios, dois periquitos-maracanã, dois jabutis-piranga, cinco passeriformes, que foram encaminhados para avaliação veterinária. Foram apreendidas também cinco espingardas e efetuados dois autos de infração.

Houe, ainda, o confisco de um motor rabeta, oito arpões, três malhas, 31 redes e quatro varas de pesca. Uma ocorrência de mineração ilegal também foi flagrada, com apreensão de um trator pá carregadeira. A operação abrangeu os municípios de Marabá, Tucuruí, Breu Branco, Nova Ipixuna e Itupiranga.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tucuruí - PA

Tucuruí - Pará

Sobre o município
Tucuruí é um município brasileiro do estado do Pará, conhecido por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo: a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte. É a mais antiga localidade ainda existente no sudeste do Pará (região do Carajás), sendo fundada como colônia militar portuguesa em 1779. Segundo estimativas do IBGE, em 2018 o município possuía mais de 112 mil habitantes e 2.086 km² de área.
Itupiranga - PA
Atualizado às 08h59 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

28° Sensação
7.1 km/h Vento
43.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Sábado (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias