Quinta, 02 de Dezembro de 2021
26°

Pancada de chuva

Itupiranga - PA

Internacional Internacional

Tempestade tropical Elsa ganha força em direção ao centro-sul de Cuba

Governo cubano emitiu alertas de furacão

05/07/2021 às 15h43
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: PxHere
Foto: PxHere

A tempestade tropical Elsa ganhou força na noite desse domingo (4), quando seu centro se aproximou  do centro-sul de Cuba. O governo da ilha caribenha emitiu alertas de furacão para as províncias de Cienfuegos e Matanzas.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) previu que o Elsa ficará um pouco mais forte antes de chegar a Cuba.

Mais cedo no domingo, o Elsa chegou ao leste cubano, açoitando palmeiras com ventos intensos e causando chuvas constantes em partes do litoral sul.

A man loads a truck with furniture from his home prior to the arrival of Storm Elsa, in Havana
© REUTERS/Alexandre Meneghini/Direitos reservados

Sediado em Miami, o NHC disse que dados de uma aeronave indicaram ventos contínuos máximos de cerca de 100 quilômetros por hora e rajadas mais fortes. No sábado, a entidade rebaixou o Elsa, antes classificado como furacão.

Um furacão é caracterizado por ventos de ao menos 121 quilômetros por hora.

"Há muito vento e ondas de um metro ou mais", disse Wilfredo Muñoz López, que aluga quartos a turistas em Cabo Cruz, por telefone. "Ninguém está nas ruas. Todos estão em casa ou em abrigos, já que acreditamos que ficará pior."

Meteorologistas locais estão alertando para chuvas intensas durante dias, e as piores atingirão o centro e talvez o oeste de Cuba.

"Não há muito vento, mas muita chuva, mesmo para essa área", disse a dona de casa Misladi Pulgar, no sopé das montanhas de Sierra Maestra, mais continental do que Cabo Cruz. "Eles retiraram todos que moram perto dos rios e reservatórios."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias