Segunda, 23 de Novembro de 2020 13:36
94 99140 1505
Cidades Desenvolvimento

Agricultura familiar em Parauapebas ganha forças com colheita mecanizada

Oferta de maquinário está à disposição e é liberado conforme cronograma da Sempror. Hoje, 22 famílias são beneficiadas.

04/07/2020 22h47 Atualizada há 5 meses
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parauapebas
Foto: Prefeitura de Parauapebas
Foto: Prefeitura de Parauapebas

A agricultura familiar em Parauapebas tem ganhado forças com o suporte que a prefeitura tem dado a partir da disponibilização de equipamentos e maquinários agrícolas. Além dos serviços de destoca e gradeamento, ofertados por meio da Secretaria de Produção Rural (Sempror), o agricultor tem acesso a uma importante tecnologia que garante maior velocidade durante a colheita de grãos com foco na minimização de perdas.

São 22 famílias beneficiadas com a colheita mecanizada. Isso é possível devido ao trabalho realizado pela Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Nova Esperança (Aprane), que sistematiza o plantio de mais de 50 hectares de milho em pequenas propriedades da localidade, conforme o calendário agrícola.

"A Sempror tem focado na produtividade das comunidades, e hoje estamos aplicando uma tecnologia para a colheita do milho, que para o pequeno produtor seria inviável colher de forma manual", explica o coordenador da regional Jonas Carneiro.

Com o ganho de agilidade na colheita, a Aprane consegue atingir até 200 toneladas de grãos por ano e comercializa o produto diretamente ao consumidor final na região. "Iniciamos com 38 hectares de plantação de milho e este ano chegou a 55 hectares e 22 famílias atendidas por esse projeto. E isso [uso da tecnologia] melhorou, e muito, tanto a produção quanto a renda das pessoas, que antes o trabalho era mais difícil e custava mais", conta o presidente da associação, Osmair Prado.

Para ajudar o produtor rural a fazer a diferença no campo, a prefeitura colocou à disposição dos agricultores uma colheitadeira que realiza o recolhimento do milho e o processamento dos grãos, agilizando o trabalho que antes era feito manualmente. A contribuição desta solução agrícola de alta performance proporciona um ganho de produtividade e o aumento da renda das famílias.

"Atualmente, o município tem direcionado sua atenção às ações que possam contribuir diretamente para o desenvolvimento do setor rural. Devido ao grande número de produtores atendidos pela Sempror, os maquinários e implementos estão à disposição conforme cronograma de agendamento. O produtor pode procurar a secretaria e solicitar o serviço", explica o titular da Sempror, Elson Cardoso.

Texto: Erika Sarmanho
Fotos: Chico Souza
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parauapebas - PA

Parauapebas - Pará

Sobre o município
Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, a uma latitude 06º04'03" sul e a uma longitude 49º54'08" oeste, distante 719 km de distância da capital Belém.
Anúncio
Itupiranga - PA
Atualizado às 13h25 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

32° Sensação
3.2 km/h Vento
57.7% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias