Quinta, 02 de Dezembro de 2021
26°

Pancada de chuva

Itupiranga - PA

Saúde Estabilidade

Secretário de Saúde de Marabá, no PA, diz que pandemia está estabilizando, mas que 'vírus ainda não foi embora'

Valmir Moura disse que situação está mais tranquila no município neste mês de julho. Bares poderão reabrir na próxima segunda, 20.

18/07/2020 às 16h09 Atualizada em 18/07/2020 às 20h11
Por: Redação Fonte: Via G1 PA
Compartilhe:
Secretário de Saúde de Marabá Valmir Moura
Secretário de Saúde de Marabá Valmir Moura

O secretário de Saúde de Marabá, sudeste do Pará, afirma que o município está com a pandemia de Covid-19 se estabilizando. Segundo Valmir Moura, a situação ficou mais "tranquila" neste mês de julho, mas "não significa que a doença acabou. O vírus ainda não foi embora".

O município já está em uma abertura gradual das atividades econômicas, com comércio de rua já funcionando. Os bares poderão retornar a partir da próxima segunda (20), podendo funcionar até 23h e passando por fiscalizações da vigilância sanitária. "Vamos passar orientando. Na segunda infração constatada, já deve ocorrer notificações e, na terceira, a interdição do bar que estiver descumprindo as medidas", explica o diretor da Vigilância Sanitária municipal, Daniel Soares.

Marabá registra, até então, 5.199 mil infectados, 154 mortes e 4.942 recuperados. Em maio, considerado pela secretaria pico da doença na região, o município chegou a registrar 15 mortes por semana e o Hospital Municipal chegou a ficar sem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com sintomas do novo coronavírus.

À época, o hospital tinha os nove respiradores ocupados e a Justiça chegou a determinar instalação de novos leitos. Mas o cenário mudou. Nesta sexta, a movimentação na unidade diminuiu.

Mesmo com a estabilização, o secretario de Saúde do município disse estar preocupado com o encerramento do contrato do hospital de campanha, montado pelo governo estadual, que deve encerrar em agosto. "Se ele sai neste momento, tira a retaguarda na região, e vai criar um sobrepeso sobre o município", afirma Moura.

De acordo com a secretaria, a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 na rede pública está com 46 pacientes internados, sendo que 7 são de Marabá e 39 vieram de municípios vizinhos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias