Quinta, 29 de Outubro de 2020 16:52
94 99140 1505
Política Eleições 2020

Seis Partidos lançaram pré-candidaturas a prefeito por meio das redes sociais em Itupiranga-PA

Cenário Político começa a ter formato mais definido com a aproximação do início das convenções partidárias.

08/08/2020 13h17 Atualizada há 3 meses
Por: Redação Fonte: Wagner de Souza
@Divulgação
@Divulgação

Em Itupiranga, sudeste do estado do Pará, é possível ver que a disputa pela prefeitura não será polarizada este ano, algo comum no município até então.

É visto nas redes sociais muitas divulgações de alguns pré-candidatos, porém, só após as convenções partidárias será possível saber quem terá o registro de candidatura apto para a disputa do pleito.

As convenções partidárias têm seu início no dia 31 de agosto e, vão até dia 16 de setembro, época em que os partidos políticos definem suas alianças e fecham suas atas para posterior pedido de registro de candidaturas, à prefeito, vice e vereador.

 

Nas redes sociais as pré-campanhas já estão a todo vapor, pois com a pandemia do novo corona vírus, esta foi a forma mais viável que os políticos encontraram para estar ligados ao povo e entrar nos lares.

As plataformas mais utilizadas pelos pré-candidatos tem sido o Facebook, Instagran e WhatsApp. Esta forma virtual de fazer política partidária é a mais eficaz neste momento, devido a necessidade do distanciamento social.

Os partidos que pensam em estar com candidaturas majoritárias no município, são: MDB, PSOL, PL, PODEMOS, PTB e PSD.

 

MDB – Tem como pré-candidato o atual prefeito municipal, José Milesi, onde tentará sua reeleição. Milesi tem mais de 25 anos de partido, tem ao seu lado o apoio do governador do estado e tem trabalhado nos últimos meses, mesmo com a pandemia do novo corona vírus. Seu atual mandato não sofreu muito com oposições, pois sua base na câmara municipal trabalhou em consonância ao seu mandato. O partido tem como filiados os vereadores Izaias do Lojinha e Kairon.

 

PSOL – Tem como pré-candidato o professor Alysson Negreiros, sendo o único partido de esquerda a manter uma possível candidatura no município. Será a primeira vez que o partido disputará uma eleição no município com chapa majoritária.

 

PL – Tem como pré-candidato o irmão do ex-prefeito Adécimo Gomes, Eider Gomes, recentemente filiado ao partido com intuito de ter sua candidatura registrada para concorrer pela segunda vez a eleição. Em sua primeira participação na disputa, em 2016, seu partido era o DEM. Opositor natural do atual governo, o qual o derrotou na última eleição, Eider Gomes se manteve estável, sem fazer o papel de oposição durante os 3 anos e meio de mandato do atual prefeito. O Partido conta com o vereador Junior Belchior, que se filiou para tentar uma possível reeleição.

 

PODEMOS – Tem como pré-candidato o atual vereador Jordão Martins, em sua última eleição, Jordão Martins foi o vereador mais votado, com mais de 800 votos. Esta é a primeira vez que o PODEMOS está lançando uma pré-candidatura no município. Atualmente, o partido tem em seu quadro de filiados os vereadores Frank Dias e Jordão Martins.

 

PTB – Tem como pré-candidata Zaira Lima, que este mês fez anúncio oficial de sua pré-campanha em suas redes sociais. Zaira é servidora em Marabá, onde trabalha pelo governo do estado. Foi candidata a vereadora na eleição de 2016 pelo PSDB, onde não conseguiu se eleger. Agora, figura com uma pré-campanha a prefeita visando a eleição deste ano.

 

PSD – Tem como pré-candidato o ex-prefeito Benjamin Tasca. Principal apoiador para a eleição do atual prefeito José Milesi, Benjamin vem mostrando interesse em lançar candidatura, e não apoiar mais o seu amigo José Milesi, como fez em 2016. O partido conta o vereador Wagno Godoi, filiado recentemente.

 

 

VEREADORES QUE PODERÃO BUSCAR REELEIÇÃO

Composta por 13 cadeiras, a Câmara Municipal será bem concorrida na eleição que se aproxima, pois em meio a conversas de bastidores, alguns vereadores falam em reeleição. Veja o quem são eles:

Fábio Taveres                   

Jairo Jadijisk                        

Biraci do Motor               

Izaias do Lojinha         

Elton do Galpão         

Josué da Ambulância

Kairon 

Junior Belchior 

Wagno Godoi

Paulo Barros

Silvio Costa

Frank Dias

A disputa para o legislativo será acirrada este ano, pois com a nova legislação eleitoral, não será permitido as coligações proporcionais.

 

PARTIDOS QUE LANÇARÃO POSSÍVEIS CANDIDATURAS A VEREADORES (A) PARA A PRÓXIMA ELEIÇÃO

Cada partido terá que lançar o máximo de candidatos para que, juntos, na somatória de todos os votos, alcance o quociente eleitoral para eleger o mais votado entre os candidatos do determinado partido.

Cada partido poderá lançar 20 candidatos, 14 (70%) homens e 06 (30%) mulheres.

Nesta disputa, segue a lista com os partidos no município que despontam nas redes sociais com divulgações de seus pré-candidatos.

1 - PSDB

2 - PSB

3 - DEM (DEMOCRATAS)

4 - REPUBLICANOS (PRB)

5 – PDT

6 – CIDADANIA (PPS)

7 – PSD

8 – PL

9 – MDB

10 – PODEMOS

11 – PTB

12 – PSOL

 

A análise feita reflete a visão do colunista.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias